27 MAI 2022
Prefeitura incentiva produção orgânica de hortaliças no município

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, tem incentivado os produtores rurais do município a realizarem a produção orgânica de alimentos e hortaliças. O incentivo baseia-se na disponibilização de assistência técnica periódica aos produtores, além de promover a doação de sementes de hortaliças quando necessário. Atualmente a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente possui um corpo técnico bastante qualificado para atender a demanda dos produtores rurais, dispondo de 01 (um) Engenheiro Ambiente, 01 (um) Engenheiro Agrônomo e 01 (um) Veterinário.
A agricultura orgânica não se utiliza agrotóxicos no plantio, dessa forma preserva-se a qualidade da água usada na irrigação, além de não poluir o solo e nem o lençol freático com substâncias tóxicas, para isso, a prática da agricultura orgânica recomenda manejo mínimo da terra, garantido a fertilidade e estrutura do solo. Um dos principais benefícios dos orgânicos é o impacto na natureza, como o cultivo das plantações é baseado em adubação verde, compostagem, rotação de culturas e controle natural de pragas, a produção é menos agressiva e assim ajuda a preservar o meio ambiente.
Em anexo seguem fotos do incentivo realizado pela Prefeitura a propriedade rural Sítio São Francisco, localizado na Estrada Municipal VPS 321, município de Valparaiso SP, sob responsabilidade da produtora Laura de Carvalho e Cunha, em que se faz o cultivo de hortaliças e frutos orgânicos, visando a comercialização e também consumo próprio da família. A produção do sítio possui um desenvolvimento surpreendente sem interferências agroquímicas.