20 MAI 2022
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE CONTROLE DE EROSÃO EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO
PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE CONTROLE DE EROSÃO EM
PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO

O processo erosivo acontece em áreas desflorestadas, principalmente onde ocorrem atividades agrícolas, esse processo pode ser considerado em quatro fases: inicialmente pelo impacto da água da chuva no solo, em seguida a desagregação do solo, ou seja, afrouxando e desprendendo as partículas de solo a serem consequentemente transportadas, encerrando o processo na deposição dos sedimentos nas áreas baixas do relevo. Portanto, a erosão pode ocorrer tanto em um curto período de tempo, quando ocorre em regiões com índices pluviométricos elevados e caracterizando chuvas torrenciais, como também pode ocorrer lentamente durante anos passando por esse processo de impacto, desagregação, transporte e deposição de sedimentos.
O potencial de erosão depende do regime pluviométrico e da declividade, bem como pela capacidade de absorção do solo. A porosidade do solo vai regular a quantidade de água absorvida. A porosidade depende da estrutura do solo, que está relacionada com a sua textura e matéria orgânica.
          A Prefeitura de Valparaíso, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços, vem realizando no decorrer do ano de 2022 ações de controle de erosão em propriedades rurais do município.
          As ações visam melhorar a capacidade de infiltração da água, reduzem a desestruturação de agregados e diminuem o impacto das gotas da chuva sobre o solo.
          O manejo sustentável dos recursos naturais envolve o conceito de “usar, melhorar e restaurar” a capacidade produtiva e os processos de suporte da vida do solo, o mais básico de todos os recursos naturais. O objetivo não é só minimizar a degradação do solo, mas reverter às tendências através de medidas de recuperação do solo e manejo de culturas.