20 SET 2018
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA E A EMPRESA DA MATA REALIZAM PLANTIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

Nesta quinta-feira, dia 20 de Setembro, a Prefeitura Municipal em parceria com a Usina Da Mata realizou plantio de 80 mudas de árvores de espécies nativas na área verde do Bairro Riviera. Participaram da ação os 4° anos da EMEF Pérsio Scatena Garcia e a alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O plantio visa além da conscientização ambiental, ações de proteção as nascentes.  A área em questão possui nascentes que afloram naturalmente no córrego Floresta.

As nascentes e seu entorno desempenham importantes serviços ambientais para o bem estar humano, porque fornecem e conservam a água, regulam o microclima e controlam desastres naturais, além de serem importantes locais de refúgio, alimentação e reprodução de animais silvestres. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).

Com o plantio, a vegetação do entorno das nascentes terá a capacidade de minimizar os efeitos devastadores das enxurradas e os processos erosivos, purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água. O ambiente das nascentes, quando protegido, mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre.