Parceria fortalece produção agroecológica em Valparaíso (SP)
Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente firma termo de cooperação com o Sítio Bom Jesus para doação de sementes nativas e agroecológicas
A Prefeitura de Valparaíso/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, firmou nesta semana um termo de parceria com o Sítio Bom Jesus, localizado na zona rural do município, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica local.
O acordo formaliza a doação de sementes agroecológicas e nativas ao produtor rural responsável pelo sítio, que se compromete a cultivá-las seguindo os princípios da agroecologia, sem o uso de defensivos químicos ou adubos sintéticos. A iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pela Secretaria para incentivar a agricultura de base ecológica, valorizar a produção familiar e conservar os recursos naturais do território rural.
“Parcerias como esta são fundamentais para estimular boas práticas agrícolas e multiplicar experiências sustentáveis que servem de exemplo para outros produtores”, destacou [Nome do(a) Secretário(a)], titular da pasta de Agropecuária e Meio Ambiente.
O Sítio Bom Jesus foi selecionado por já adotar técnicas de manejo ecológico e pela disposição em compartilhar parte da produção com programas municipais, como feiras de produtores, ações educativas e oficinas de agroecologia.
Além da entrega das sementes, a Secretaria oferecerá acompanhamento técnico, orientações sobre o plantio e manejo, e suporte eventual para ampliação da produção, com foco na preservação do solo, da biodiversidade e da segurança alimentar.
A iniciativa está inserida no escopo do Programa Agro Conectado e das ações do Viveiro Municipal de Mudas, que juntos têm como missão conectar tecnologia, conhecimento e recursos naturais em prol do desenvolvimento sustentável no campo valparaisense.
Quer saber mais?
Interessados em participar de iniciativas semelhantes ou receber apoio técnico devem entrar em contato com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente pelo telefone [inserir telefone] ou presencialmente na sede da pasta.