14 ABR 2023
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO 15-ABRIL
          A comemoração do dia da conservação do solo, em 15 de abril, é plenamente justificável, pois o solo encontra-se no centro dos principais desafios do planeta da atualidade: a produção de alimentos, de fibras e de bioenergia, além dos serviços ambientais. Tem ainda, papel fundamental na mitigação de efeitos de mudanças climáticas, na manutenção e qualidade dos mananciais e na sustentação da biodiversidade.
Conceitualmente, o solo é um recurso natural lentamente renovável, encontrado em diferentes posições na paisagem, formado pela ação do clima e dos organismos vivos sobre o material de origem, ao longo do tempo, modificado pela ação humana. A conservação do solo se baseia em aplicar práticas que promovam seu uso sustentável, ou seja, planejar ações que permitam seu uso ao longo do tempo, porém, sem degradá-lo.

O solo é a base para a produção de alimentos, fibras, bioenergia e outros bens de consumo humano e animal e, por isso, sustenta a vida animal e vegetal na terra. Também, o solo sustenta as edificações em áreas urbanas e rurais e a estrutura de transportes, abriga a biodiversidade e os ciclos biogeoquímicos, serve como transformador de resíduos e como filtro e armazém para a água da chuva, dentre outros benefícios. Apesar de todas essas contribuições aos seres vivos, o solo se encontra em condições críticas quanto a sua conservação. As evidências da degradação do solo mostram a necessidade urgente para a retomada dos princípios da agricultura conservacionista. Esses princípios estão baseados na semeadura direta, rotação de culturas, cobertura permanente do solo e práticas conservacionistas complementares, com aumento da infiltração e armazenamento da água no solo.

No Brasil, as perdas de solo por erosão chegam a milhões de toneladas anualmente e, em todo o planeta, perdem-se bilhões de toneladas por ano, incluindo os diversos tipos de cultivo. As perdas de solo acontecem via água que deixa de infiltrar no solo e que escoa pela superfície, causando enchentes e todas as consequências decorrentes disso. Como o solo e a água perdida se originam em geral de áreas agrícolas em cultivo, estão sempre carregadas de produtos químicos e orgânicos de natureza diversa que causam contaminação ambiental. Áreas agrícolas com manejo inadequado reduzem significativamente seu potencial de produção e, como na natureza nada funciona de forma isolada, a degradação dos solos acaba por afetar outros elementos naturais, como é o caso dos recursos hídricos. Portanto, ao conservar o solo, utilizando boas práticas na agricultura, estaremos também conservando a água, maximizando a produtividade e evoluindo para sistemas produtivos sustentáveis nos âmbitos econômico, ambiental, social e cultural.

Boas Práticas na Agricultura
Como devemos manejar para conservar esse importantíssimo recurso natural:
* Cultivar o solo de acordo com sua aptidão de uso;
* Utilizar sistemas de cultivo e técnicas de manejo adequadas às condições de clima e solo da região;
* Realizar adubação adequada baseada em análise química do solo;
* Utilizar técnicas complementares de conservação do solo, de acordo com a necessidade de cada área.

O uso e manejo conservacionista do solo é um processo de busca e aprendizado contínuo, que deve ser perseguido por toda a sociedade. Assim, urge que a sociedade tome conhecimento da importância do solo e que tome decisões e ações que favoreçam a sustentabilidade e a resiliência dos solos nos sistemas produtivos de hoje, evitando sua degradação e perda, bem como seu papel vital na mitigação das mudanças climáticas, como reservatório de carbono, água, nutrientes e outros serviços ambientais.