Ir para o conteúdo

Município de Valparaíso - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social INSTAGRAM
Rede Social YOUTUBE
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
20
20 MAI 2022
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE CONTROLE DE EROSÃO EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO
enviar para um amigo
receba notícias
PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE CONTROLE DE EROSÃO EM
PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO

 
          O processo erosivo acontece em áreas desflorestadas, principalmente onde ocorrem atividades agrícolas, esse processo pode ser considerado em quatro fases: inicialmente pelo impacto da água da chuva no solo, em seguida a desagregação do solo, ou seja, afrouxando e desprendendo as partículas de solo a serem consequentemente transportadas, encerrando o processo na deposição dos sedimentos nas áreas baixas do relevo. Portanto, a erosão pode ocorrer tanto em um curto período de tempo, quando ocorre em regiões com índices pluviométricos elevados e caracterizando chuvas torrenciais, como também pode ocorrer lentamente durante anos passando por esse processo de impacto, desagregação, transporte e deposição de sedimentos.
O potencial de erosão depende do regime pluviométrico e da declividade, bem como pela capacidade de absorção do solo. A porosidade do solo vai regular a quantidade de água absorvida. A porosidade depende da estrutura do solo, que está relacionada com a sua textura e matéria orgânica.
          A Prefeitura de Valparaíso, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços, vem realizando no decorrer do ano de 2022 ações de controle de erosão em propriedades rurais do município.
          As ações visam melhorar a capacidade de infiltração da água, reduzem a desestruturação de agregados e diminuem o impacto das gotas da chuva sobre o solo.
          O manejo sustentável dos recursos naturais envolve o conceito de “usar, melhorar e restaurar” a capacidade produtiva e os processos de suporte da vida do solo, o mais básico de todos os recursos naturais. O objetivo não é só minimizar a degradação do solo, mas reverter às tendências através de medidas de recuperação do solo e manejo de culturas.
Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia