12 MAI 2022
A Campanha da Vacinação Contra a Febre Aftosa e Brucelose
A Campanha da Vacinação Contra a Febre Aftosa e Brucelose

FEBRE AFTOSA
A Campanha da Vacinação Contra a Febre Aftosa ocorre entre o dia 1 á 31 de Maio, o criador deve se organizar para fazer a vacinação dos bovinos e bubalinos, dentro do prazo, lembrando-se que é preciso comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária.
DEVERÃO SER VACINADOS TODOS OS BOVÍDEOS (BOVINOS E BUBALINOS) COM ATÉ 24 MESES DE IDADE
Além dos bovinos e bubalinos, é necessário declarar todos os animais de outros rebanhos existentes na propriedade.

BRUCELOSE
BRUCELOSE FÊMEAS DE 03 A 08 MESES

Propriedades irregulares com a vacina estão impedidas de transitar com bovinos de qualquer idade, categoria ou finalidade. Devem ser entregues dois atestados de vacinação ao ano emitidos pelo médico veterinário na inspetoria de seu municipio (primeiro e segundo semestre).

PREJUÍZOS ECONÔMICOS CAUSADOS AO PRODUTOR:
- ABORTO;
- MORTE DE BEZERROS RECÉM-NASCIDOS;
- RETENÇÃO DE PLACENTA;
- QUEDA DOS ÍNDICES REPRODUTIVOS;
- DESCARTE PRECOCE DE REPRODUTORES; RESTRIÇÕES COMERCIAIS;

O criador que deixar de vacinar ou de comunicar estará sujeito a multas.

Declarar vacinação:
Gestão de Defesa Animal e Vegetal – GEDAVE (https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/).

Para mais informações:

Fone: 3401-2190

A Vacinação é Obrigatória!