21 AGO 2019
Grupo EMPODERA apresenta espetáculo “Eu, Mulher!

Grupo EMPODERA apresenta espetáculo “Eu, Mulher!” e promove atividades formativas em Valparaíso

A cidade de Valparaíso receberá nos dias 24 e 25 de agosto, o Grupo EMPODERA de Teatro, de Araçatuba, que fará duas apresentações gratuitas do espetáculo “EU, MULHER!”. Além da peça, o grupo também promoverá uma Oficina de Dramaturgias Femininas e a Roda de Conversa sobre a Mulher no Teatro Brasileiro. Todas as atividades acontecerão no Centro Cultural Maria Dirce Carvalho D’Ávila, de forma gratuita à população de Valparaíso e região.

O espetáculo “EU, MULHER!” será apresentado em duas sessões: uma no sábado (24/08), às 20h e outra no domingo (25/08), às 19h30. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência, pois serão apenas 50 lugares por sessão, preenchidos por ordem de chegada.

Dividida em três monólogos, a peça narra o drama de três mulheres: a primeira, que sufocou (Brunna Lima); a segunda, que foi para a rua (Larissa Lacava); e a terceira, que virou festa (Geovanna Leite). Todas elas dão vazão aos seus pensamentos na tentativa de se empoderarem da própria existência, em meio a uma sociedade tradicional e conservadora. Classificação 18 anos.

A atriz Brunna Lima considera um grande desafio circular com esse espetáculo em locais alternativos. “Nunca apresentamos em Valparaíso e será desafiador, porque a movimentação da peça se transforma em cada espaço”, adianta.

O grupo já se apresentou em Araçatuba, esteve em circulação por Birigui e Penápolis, agora estará em Valparaíso e em setembro, segue para São José do Rio Preto.

Para o diretor e dramaturgo, Heitor Gomes, essa temporada de circulação ajuda a disseminar e descentralizar a cultura na região do noroeste paulista. “Além disso, tanto o nosso espetáculo quanto as atividades propostas ajudam a despertar para o enfrentamento da violência contra a mulher e reflexões que visam a igualdade entre os gêneros em nossa sociedade”, comentou.

OFICINA

A Oficina “EU, MULHER! – Dramaturgias Femininas” será realizada no dia 24 de agosto (sábado), das 13h30 às 17h30; exclusiva para as mulheres a partir dos 16 anos. A oficina terá caráter prático, com atividades que provocam estímulos para criação dramatúrgica. 20 vagas disponíveis.

De acordo com a atriz Larissa Lacava, a peça “Eu, Mulher!” surgiu de uma atividade como essa, onde através de estímulos, mulheres escreveram sobre suas experiências pessoais. “Por isso fazemos um convite especial, carinhoso às mulheres de Valparaíso, para que participem da oficina de dramaturgia e experimentem um pouco desse processo criativo, produzindo textos que poderão se tornar cenas e até mesmo peças teatrais”, convidou Larissa.

RODA DE CONVERSA

Já a Roda de Conversa “TEATRO E EMPODERAMENTO – A construção da Mulher no Teatro Brasileiro” acontecerá no domingo, 25 de agosto, das 13h30 às 16h30, para todas as pessoas interessadas, a partir dos 16 anos. 50 vagas disponíveis.

O encontro visa refletir sobre como a figura feminina é retratada na produção teatral brasileira e de que maneira é possível fazer teatro no interior paulista, de modo a não reproduzir determinadas visões preconceituosas.

A atriz Geovanna Leite ressalta que esse encontro não é só para mulheres e artistas, é para todo mundo. A gente quer ouvir o que as pessoas têm a dizer para contribuir com nosso trabalho. Somos três atrizes em cena, mas também temos homens na nossa equipe. É importante estarmos unidos, mulheres e homens. Cada um tem muito a compartilhar!”, finalizou Geovanna.

Todas essas ações fazem parte do projeto “EU, MULHER! – Teatro e Empoderamento no Noroeste Paulista”, idealizado pelo EMPODERA e conta com recursos do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O grupo também tem apoio da Secretaria de Cultura de Araçatuba, Senac Araçatuba e Prefeitura de Valparaíso.

Serviço:

O Centro Cultural Maria Dirce Carvalho D’Ávila fica na Rua Francisco de Carvalho, 1562, bairro Canguçu – Valparaíso/SP. Para o espetáculo, basta chegar com uma hora de antecedência. Já as inscrições para a Oficina de Dramaturgias Femininas e Roda de Conversa devem ser feitas antecipadamente pelo email: contatogrupoempoderadeteatro@gmail.com.

Programação:

Sábado – 24 de agosto

13h30 às 17h30 – Oficina de Dramaturgias Femininas

Classificação 16+

20 vagas (apenas para mulheres)

20h – Espetáculo “EU, MULHER!”

Classificação 18+

50 lugares

Domingo – 25 de agosto

13h30 às 16h30 – Roda de Conversa

Classificação 16+

50 vagas (mulheres e homens)

19h30 – Espetáculo “EU, MULHER!”

Classificação 18+

50 lugares

Thaísa Fernanda

*** crédito das fotos: Rafaela Cândido

21/08/2019
Grupo EMPODERA apresenta espetáculo “Eu, Mulher!