12 NOV 2014
SAÚDE DE VALPARAÍSO ALERTA SOBRE DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA

Em comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde repassa dados do Ministério da Saúde sobre casos de Febre Chikungunya no Brasil, e alerta a população valparaisense, sobre a importância de manter o quintal limpo e eliminar os objetos que possam acumular água.

O Ministério da Saúde registrou, até o dia 25 de outubro, 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os outros 789 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional. Destes casos, 330 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 371 em Feira de Santana (BA), 82 em Riachão do Jacuípe (BA), dois em Salvador (BA), um em Alagoinhas (BA), um em Cachoeira (BA), um em Amélia Rodrigues/BA e um em Matozinhos (MG).

Febre Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. Devido à dor intensa nas articulações, o corpo se curva, o que originou o nome "Chikungunya" que no idioma falado na Tanzânia significa "aquele que se dobra".

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, como: verificar se a caixa d" água está bem fechada, não acumular objetos no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.

Ações em Valparaíso

A Prefeitura Municipal através da Equipe de Controle de Vetores iniciou esta semana o arrastão de limpeza para eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

A ação acontece nos bairros Agrovila, Parque dos Canavieiros, Anis Buanaim, Bela Vista, Lambari e São Pedro.

Durante o arrastão, os munícipes devem colocar na calçada, objetos que possam acumular água como, latas, pneus, garrafas pet, garrafas retornáveis, lonas, sacolas plásticas, pias, tanques, vasos sanitários, pratos de plantas, fogões e geladeiras velhas. A limpeza do quintal é responsabilidade do morador.