Funcionários durante bloqueio no bairro Canguçu
Visitadores sanitários, e agentes comunitários de saúde realizaram ontem (19) um bloqueio intensivo no bairro Canguçu. O objetivo da ação foi de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue.
O bloqueio foi realizado no bairro por concentrar o maior número de casos positivos da doença. Dos 37 casos confirmados no município, 25 são do bairro Canguçu.
A Secretaria de saúde alerta a população para eliminar todos os recipientes que possam acumular água e ser criadouro do mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue, transmite também a febre Chikungunya.
Sintomas
Os munícipes devem procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao perceber sintomas como: febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas juntas, vômito, manchas pelo corpo, falta de apetite, diarreia e dor abdominal.
Através do atendimento na UBS é preenchida uma ficha de notificação, para que a equipe de saúde possa adotar as medidas necessárias para bloqueio e eliminação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
Febre Chikungunya
A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus.
Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. Devido à dor intensa nas articulações, o corpo se curva, o que originou o nome "Chikungunya" que no idioma falado na Tanzânia significa "aquele que se dobra".