20 MAR 2023
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
Semana da Água
          Com a crescente preocupação global com as mudanças climáticas e o meio ambiente, é cada vez mais importante lembrarmos da importância da água em nossas vidas e de sua preservação. Por isso, a Semana da Água é uma iniciativa essencial para conscientizar a população sobre a necessidade de preservar este recurso tão vital para a nossa existência.

A água é um recurso finito e essencial para a vida na Terra, tanto para a flora quanto para a fauna. No entanto, em muitas partes do mundo, a água é escassa e muitas vezes poluída, o que coloca em risco a sobrevivência de várias espécies animais e vegetais, bem como a saúde humana.

Além disso, a água é essencial para a produção de alimentos, a geração de energia, a fabricação de produtos e muitas outras atividades econômicas, o que significa que sua preservação é crucial para a sustentabilidade de nossa sociedade.

A Semana da Água é uma oportunidade para destacar a importância da água e incentivar ações para a sua conservação e uso responsável. Durante esta semana, várias atividades são realizadas em todo o mundo, como palestras, eventos educacionais, campanhas de conscientização e ações de limpeza de rios e praias.

Entre as principais preocupações relacionadas à água estão a escassez, a poluição, a desertificação e a degradação do solo. A escassez de água é um problema crescente em muitas partes do mundo, especialmente em regiões áridas e semiáridas. Já a poluição é um problema global, que afeta tanto as águas superficiais quanto subterrâneas, comprometendo a qualidade da água e a saúde das pessoas que a consomem.

A desertificação e a degradação do solo também têm impactos significativos na disponibilidade de água. A desertificação ocorre quando a terra perde sua fertilidade e capacidade de reter água, o que pode levar à diminuição do fluxo dos rios e à degradação dos solos. A degradação do solo ocorre quando a terra é mal utilizada, levando à erosão, compactação e perda de nutrientes, o que também pode comprometer a disponibilidade de água.

Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar medidas que promovam a conservação da água e do solo. Isso inclui práticas agrícolas sustentáveis, políticas públicas de preservação ambiental, investimentos em tecnologias de uso eficiente da água e educação ambiental.

Em resumo, a Semana da Água é uma oportunidade para lembrar a todos da importância da água em nossas vidas e do papel que cada um de nós pode desempenhar para preservar este recurso vital. Cabe a cada um de nós assumir a responsabilidade de cuidar da água e promover práticas sustentáveis em nossas comunidades e em todo o mundo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁGUA
Dia 20 - Visita na ETE estação de tratamento de esgoto e visita na nascente modelo com a escola Vicente Barbosa
Dia 21 - Visita na nascente modelo e estação de tratamento de esgoto com as crianças da APAE
Dia 22 - Visita na ETE estação de tratamento de esgoto e visita na nascente modelo com a escola Morbeck