04 ABR 2018
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE REALIZA PASSEIO AO ZOOLÓGICO COM A MELHOR IDADE

A Prefeitura Municipal de Valparaíso, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e Secretaria de Esportes Cultura e Lazer, realizou um passeio na última quarta-feira 28/03, com um grupo da melhor idade de nosso município. O destino foi o zoológico de Araçatuba, que reúne em suas dependências várias espécies da fauna e flora brasileira.

A fim de transmitir conhecimento e entretenimento aos nossos idosos, o passeio também ofereceu uma alternativa de diversão, além do mais, contribui para a diretiva bio6 do programa estadual Municipal Verde Azul que trata sobre o tema Biodiversidade.

Nesta ocasião, o zoológico foi escolhido devido à variedade de animais e plantas no mesmo local, além de presença de técnicos para repassar informações de cuidados e manejo das espécies ali presentes.

A responsável técnica do local, Bióloga Fernanda Andrade Bueno e a Ecóloga Adriana Castro, membro do conselho municipal de meio ambiente, acompanharam o passeio e de forma simples e prática, explicaram o dia-a-dia dos animais ali presentes.

Aproveitando o Ambiente e a biodiversidade do local, o Engenheiro Agrônomo, Diretor de Agropecuária do Município e Interlocutor do PMVA, Igor Rodrigues de Lima, pode explicar sobre a importância das espécies vegetais, nativas de nossa região, além disso, instruiu nossos idosos sobre boas práticas de educação ambiental.

Esse tipo de evento contribui muito para ambos os municípios e para o meio ambiente, pois repassa a mensagem de compromisso e respeito com a natureza, transmitindo uma responsabilidade compartilhada e mostrando que essa luta é de todos e que quanto mais pessoas se conscientizarem, mais garantias de vida teremos para as futuras gerações.

O Zoológico de Araçatuba

O zoológico Municipal de Araçatuba é um dos pontos turísticos mais visitados da região. Com uma estrutura parcialmente antiga, o local representa uma importante área verde urbana, contribuindo com a manutenção do clima local e servindo de lazer para os visitantes, que podem ali se sentir em contato com a natureza.

Obras estão sendo realizadas para melhorar o bem estar dos animais ali residentes e também dos visitantes. Com uma área de 10 ha, o Zoológico possui várias espécies de animais, como araras, emas, papagaios e outras aves, macacos, cachorro-do-mato, quati, queixadas, jabutis, jacarés, uma onça parda, além dos animais de vida livre que vivem na mata, como os macacos bugios e as cotias, e também diversos representantes da flora nativa e exótica, com destaque para as figueiras, de porte suntuoso.

Vale também ressaltar o espaço de recreação com parquinho e área para piqueniques, constituindo uma ótima opção de passeio ao ar livre com clima muito agradável.