25 JUL 2018
SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO DE SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3P

Nos dias 19 e 20 do mês de Julho ocorreu no município de Tupã o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública, onde participaram servidores públicos da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, visando estimular os gestores a incorporar princípios e critérios socioambientais, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais. No primeiro dia, período da manhã, foi apresentado o programa A3P, uso racional dos recursos naturais e bens públicos. Já no período da tarde, compras públicas sustentáveis, construções, reformas e ampliações sustentáveis. No segundo dia, período da manhã, foi apresentado qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e boas práticas em sustentabilidade na administração pública. No período da tarde, fortalecimento da gestão ambiental municipal, elaboração de projetos e interação entre os ODS + A3P + Programa Município VerdeAzul.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária - não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes. Mas a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos:

1. Adotar uma agenda ambiental no órgão é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.

2. A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P.