30 AGO 2018
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE ECONOMIA NO USO DE RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS
A administração pública municipal vem adotando o conceito de reutilizar materiais, e ou adquirir materiais passiveis de reutilização ou reciclagem, com objetivo de contribuir com a preservação ambiental e com a redução do uso de recursos naturais não renováveis. O processo de remanufatura impede que cartuchos descartados se tornem resíduos prejudicando o meio ambiente, pois um cartucho vazio demora 100 anos para ser absorvido pela natureza. Além dos benefícios que a remanufatura proporciona ao meio ambiente, um cartucho de toner para ser produzido utiliza 20% de mão de obra enquanto um cartucho remanufaturado utiliza em média 55%. Para cada cartucho reciclado, economiza-se 5 litros de petróleo, além de se diminuir o lixo jogado no planeta.
Com relação à recauchutagem de pneus a mesma evita o desperdício, e tem grande importância ecológica e ambiental, contribuindo para a sustentabilidade do País. Conforme dados da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), a recauchutagem de um pneu emprega 25% do material que seria utilizado no desenvolvimento de produto novo. No que se refere à matéria-prima, há uma economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado na linha de caminhão e ônibus e de 17 litros na linha automóvel. Assim, a Prefeitura de Valparaíso vem "reformando" seus pneus, encaminhando-os para recauchutagem, e quando estes se tornam inservíveis ela encaminha para a Empresa Reciclanip reciclar esses pneus.
No PMVA Ciclo 2018 a Prefeitura Municipal remanufaturou 126 toners, no período de Outubro/2017 a Agosto/2018, de todos os setores da administração. Sendo assim conclui-se que a Prefeitura Municipal de Valparaíso deixou de adquirir 126 toners novos, agindo de forma consciente no reuso de materiais gerados e reciclados, contribuindo com a melhoria do meio ambiente.
Em relação à recauchutagem dos pneus, tal prática possui vantagens de economia e de desenvolvimento sustentável, pois a reciclagem dos pneus usados leva à expansão da vida útil do pneu tradicional, o que representa um grande avanço no que diz respeito ao aumento da vida útil do pneu, redução na geração de resíduos, redução do consumo e economia de fontes não renováveis de energias, divisas e matérias primas, contribuindo para a não agressão do meio ambiente, assim, a Prefeitura deixou de adquirir 2 pneus novos, aumentando a vida útil dos pneus usados, economizando recursos naturais não renováveis como no caso o petróleo.