11 JUL 2019

INFORMATIVO SOBRE A COBERTURA VACINAL DA

CAMPANHA INFLUENZA DE 2019 NA CIDADE DE VALPARAÍSO

FONTE: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE VALPARAÍSO

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como: crianças de 6 meses à menores de 6 anos; trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Idosos; Professores do Ensino Básico e Superior e Comorbidades.

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a Cidade de Valparaíso atingiu ao todo uma cobertura vacinal de 159,36%, ultrapassando a porcentagem esperada.

Segue abaixo, a porcentagem de cada grupo prioritário da Campanha Influenza em Valparaíso

-Crianças de 6 meses à menores de 6 anos- 86,70%

- Trabalhadores da Saúde- 84,95%