11 ABR 2022
AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA EM PARCERIA COM O SEBRAE REALIZA CAPACITAÇÃO VOLTADA AO EMPREENDEDORISMO AOS RESIDENTES DA ÁREA RURAL
PREFEITURA EM PARCERIA COM O SEBRAE REALIZA
CAPACITAÇÃO VOLTADA AO EMPREENDEDORISMO AOS RESIDENTES DA ÁREA RURAL

A Prefeitura de Valparaíso, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento e Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o SEBRAE/SP, realizou no dia 06 de Abril de 2022 capacitação visando aumentar a produtividade dos alimentos e consequentemente suas vendas por meio do empreendedorismo dos moradores da área rural. A ação objetiva melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento dos residentes da área rural, uma vez que, Valparaíso é uma cidade que tem indústria, agricultura e pecuária pujante, e a área do turismo rural. A ação ocorreu no Anfiteatro da Prefeitura Municipal localizado na Rua Comendador Geremias Lunardelli, nº 147, Bairro Centro, ao lado do Paço Municipal, tendo início às 19h:00min e contou com a presença de 17 (dezessete) produtores rurais.

A formação técnica realizada pelo SEBRAE para o desenvolvimento do empreendedorismo destaca-se importantes áreas, tais como: conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social. A oportunidade contribui também para a permanência da população jovem no campo e favorecendo a sucessão familiar. A capacitação realizada aos moradores da área rural é basicamente igual ao aplicado na área urbana, apenas com algumas diferenciações, e com uma versão atualizada. A ênfase é trabalhada na detecção da oportunidade de negócios com eficiência, além do aumento dos lucros em situações complexas, a partir da inovação do processo, produtos e serviços, além de outros aspectos influenciadores para o desenvolvimento dos negócios, inclusive, no campo pessoal. O participante aprende mais do que técnicas de empreender, ou seja, desenvolvem novas habilidades fundamentais para a consolidação dos negócios, além de desenvolverem competências que irão auxiliar na abertura e regularização de empreendimentos.