10 JUN 2019
Prefeitura desenvolve Campanha Educativa de Sensibilização ao Combate às Queimadas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Água e Esgotos de Valparaíso - DAEV, realiza no mês de junho a Campanha de Prevenção às Queimadas. O clima seco do inverno aumenta o risco de queimadas, em razão disso, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre os problemas provocados pelo fogo e diminuir o número de focos de incêndio na cidade.

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Para sensibilizar a comunidade, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente realizará diversas ações educativas para evitar às queimadas e destacar os malefícios ambientais que são ocasionados pelo fogo. A abertura da campanha será na segunda-feira (17) na Sede da Secretaria, com apresentação da Brigada Municipal de Incêndios, mas as ações vão começar no dia 19 de junho com levantamento dos bairros com maiores incidências ou focos de queimadas.

Previna-se

A população também pode ajudar fazendo a sua parte. Para denunciar uma ocorrência de queimada, os munícipes podem ligar para o telefone (18) 3401-2190 e no Whatsapp pelo número (18) 99143-5969. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas das queimadas.

Como evitar

Algumas ações são necessárias para evitar que a queimada não aconteça, um exemplo é não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não colocar fogo em lixos, entulhos ou folhas secas e não acender fogueiras.

A sede da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente fica na Avenida Nove de Julho, 790 – Centro e atende pelo telefone: (18) 3401-2190.

Local: Centro de Educação Ambiental - Praça Oscar de Arruda
Formulários Vinculados