27 SET 2019
ARBORIZAÇÃO URBANA

As árvores da nossa cidade são importantes?

As árvores fazem parte do ambiente urbano. Elas se encontram nas calçadas, praças, parques e avenidas. Dificilmente sobreviveríamos sem elas já que exercem importante papel para a melhora da qualidade de vida, beneficiando a todos os cidadãos. Entende-se por arborização urbana, toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades.

Quem é responsável por esta Arborização Urbana?

Antes de plantar uma muda consulte a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente para fazê-lo de maneira adequada, observando a espécie, época de plantio e normas para a realização desta ação. Isso evitará muitos problemas futuros.

Para que serve a Arborização Urbana?

Além de embelezar a cidade, as árvores fornecem sombra, absorvem partículas poluentes, amenizam o clima, servem como barreira para ventos, abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para o maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, além de muitas outras qualidades conhecidas por todos nós.

Que cuidados devo ter com as árvores?

Para o seu próprio bem, cuide das árvores. Não quebre galhos, não fixe pregos ou outros metais e muito menos transforme a árvore em suporte para sacolas de lixo. Não as pinte, não as danifique. Não faça podas drásticas, elas prejudicam o crescimento da planta e as expõem a doenças como fungos, diminuindo sua expectativa de vida.

Como consigo uma muda?

O interessado poderá solicitar mudas de árvore para serem plantadas em frente ao seu imóvel, que deverá ser necessariamente na cidade de Valparaíso. Trata-se de um serviço de doação de mudas de árvores feita pelo Viveiro Municipal. O interessado poderá ir diretamente a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente (Casa da Agricultura), localizada na Avenida Nove de Julho, n° 790, Bairro Centro, portando o RG e comprovante de residência.

Procedimentos sobre arborização urbana

Espécies indicadas para arborização urbana

Cadastro dos Podadores

Calendário para podas e coleta de galhos

Mapa dos setores para poda e supressão

Mapa por bairros

Normas técnicas para poda

Requerimento de Poda e Supressão - O munícipe deverá imprimi-lo preencher e protocolar na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente

Autorização para podas de árvores

Leis sobre a Arborização

Código Florestal

Plantio

Como devo fazer o plantio da minha muda?

Depois de escolher sua muda na lista de espécies e retirá-la na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, plante sua muda em um espaço suficiente na qual sua muda possa desenvolver a sua copa. A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros, etc. Abaixo segue um esquema com passo a passo como proceder no plantio da sua muda.

Clique aqui e saiba como plantar sua árvore

Porte e Poda das Árvores
Como devo escolher o porte da minha árvore?

• Porte Pequeno- São aquelas cuja altura na fase adulta atinge entre 04 e 05 metros e o raio de copa fica em torno de 02 a 03 metros. São espécies apropriadas para calçadas estreitas ( < 2,5m), presença de fiação aérea e ausência de recuo predial.

• Porte Médio - São aquelas cuja altura na fase adulta atinge de 05 a 08 metros e o raio de copa varia em torno de 04 a 05 metros. São apropriadas para calçadas largas (> 2,5m), ausência de fiação aérea e presença de recuo predial.

• Porte Grande- São aquelas cuja altura na fase adulta ultrapassa 08 metros de altura e o raio de copa é superior a 05 metros. Estas espécies não são apropriadas para plantio em calçadas. Deverão ser utilizadas prioritariamente em praças, parques e quintais grandes.

Como devo fazer a poda da minha árvore?

A poda de árvores é aplicada para manter um bom desenvolvimento e adequar a vegetação arbórea aos locais públicos. De acordo com as Normas Técnicas de Poda.

Tipos de Poda:

• Poda de Condução: Utilizada para eliminação de ramos a fim de adequação da árvores jovem, ao local onde esteja plantada, adquirindo tronco em haste única, livre de brotos para elevação de sua copa, acima de 1,80 m.

• Poda de Limpeza: Utilizada para eliminação de ramos doentes, quebrados, secos ou que estejam causando transtorno a população

• Poda de Correção: Utilizada para eliminação de galhos ou brotos resultantes da brotação de ramos ocasionados por poda anterior, realizada de maneira inadequada aos critérios estabelecidos na norma técnica para poda de árvores.

Clique aqui e saiba como fazer a poda de árvores

Qual a distância que deve ter entre as árvores e Equipamentos Públicos?

Equipamentos Públicos    Distância Mínima
Espaçamento entre espécies de pequeno porte    4,00 metros