17 SET 2013
EDUCAÇÃO INAUGURA AMPLIAÇÃO DE PRÉDIO ESCOLAR EM VALPARAÍSO

Noite de inauguração da EMEF José de Castro

A Prefeitura de Valparaíso através da Secretaria Municipal de Educação inaugurou na última quarta-feira (11), a reforma e ampliação do prédio da EMEF José de Castro.

O evento contou com a presença de autoridades, pais alunos, funcionários, além de ex-alunos e ex-funcionários da escola.

Reforma

A escola recebeu investimento de mais de R$1 milhão, as melhorias foram realizadas em etapas, na primeira foram construídas três salas de aula, aumento e troca da cobertura do pátio, reforma dos banheiros e palco. Na segunda etapa foram renovadas a instalação elétrica, hidráulica, o telhado, piso e forro.

O prédio da escola foi doado pelo Governo do Estado ao município através da lei n°14.461 em maio de 2011.

Histórico

Criada em 1934 e com funcionamento em 1935, foi a primeira escola de Valparaíso. Com estrutura de tábua, ficava localizada onde atualmente é o Centro de Saúde. O primeiro diretor foi o professor Luiz Gonzaga Prado.

Com a construção do novo prédio em 1947, a escola acolheu muitos alunos que se tornaram excelentes profissionais, pessoas ilustres e grandes cidadãos.

Em 1976, passou de Grupo Escolar a Ginásio Estadual de Valparaíso  e em 1978 tornou-se Escola Estadual de Primeiro Grau José de Castro.

José de Castro morou em Valparaíso desde os sete anos, a partir de 1947 concluiu o serviço militar, e foi convocado para participar da guerra na Itália em 1944. Após a guerra tornou-se comerciante e ingressou como funcionário público na função de servente da escola, sempre muito acolhedor e prestativo foi homenageado com nome da escola.

Em 05 de janeiro de 2001, em virtude da municipalização a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental "José de Castro".