Ferrovia

*     :: E. F. Noroeste do Brasil (1932-1975)
*     :: RFFSA (1975-1996)
Município de Valparaíso, SP
Variante de Jupiá – km 62,652 (1937) – SP-2956
Linha-tronco – km 343,652 (1949) – Inauguração: 01.10.1932
Uso atual: sala de ginástica
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
A ESTAÇÃO: A cidade foi fundada antes da chegada dos trilhos, em 1927, com o nome de Vale do Paraíso. A Noroeste inaugurou a estação em 1932, já como Valparaíso. Há outra fonte que dá a data de abertura da estação como sendo 01/12/1931. Inicialmente na variante de Jupiá, onde foi ponta de linha por algum tempo, a estação passou a pertencer à linha-tronco em 1940. No final de 2001 estava em estado até que razoável, com uma de suas salas sendo utilizado por uma academia de ginástica, tendo ainda um segurança que ficava no pátio da estação.