II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO FOI CONVOCADA CONJUNTAMENTE PELO PREFEITO MUNICIPAL E PELA PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO.

TEM COMO TEM CENTRAL: “OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”.

A CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DO IDOSO TEM POR OBJETIVO GERAL AVALIAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS, E PROPOR NOVAS AÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA IDOSA.

AS CONFERÊNCIAS SÃO ESPAÇOS AMPLOS E DEMOCRÁTICOS DE REFLEXÃO, DISCUSSÃO E ARTICULAÇÃO COLETIVAS EM TORNO DE PROPOSTAS E ESTRATÉGIAS QUE APONTAM DIRETRIZES PARA AS VÁRIAS POLÍTICAS SETORIAIS ENVOLVIDAS, COMO A DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE, DO ESPORTE, CULTURA E LAZER, DO TRANSPORTE E ACESSIBILIDADE.

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS CONFERÊNCIAS É REUNIR REPRESENTANTES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL, ESPECIALMENTE OS PRÓPRIOS IDOSOS.

AS CONFERÊNCIAS TÊM CARÁTER DELIBERATIVO, ISTO É, O QUE ELAS DEFINEM TEM EXTREMA RELEVÂNCIA PÚBLICA E DEVE SER CONSIDERADO PELOS GESTORES DAS POLÍTICAS E PELA SOCIEDADE BRASILEIRA, CABENDO AOS CONSELHOS ESTIPULAR E FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DE SUAS DELIBERAÇÕES.